MARKETING EMPRESAS DE ENERGIA SOLAR

marketing empresas de energia solar

marketing empresas de energia solar

Blog Article

7 Dicas de Marketing Digital de modo a o Setor do Vigor Solar Fotovoltaica



Porreiro, se você clicou nesse artigo, a leitura que façeste é qual você é (ou pretende se tornar) um profissional atuante no setor por energia solar fotovoltaica, certo?

Apesar de manter-se 100% envolvido nos bastidores do lançamento do Moderno Blog da Blue Sol, essa é a primeira vez na qual escrevo 1 artigo para o Blog. O nome é Victor Zucolotto, bastante prazer!

Minha função este dentro da Blue Sol é trabalhar utilizando toda a parte por tráfego (orgânico e pago) e igualmente com campanhas pagas. Recentemente tive a oportunidade por ministrar, ao lado do Luis Colaferro, apenascio fundador da empresa, 1 Minicurso do Marketing Digital voltado a um pequeno grupo de Integradores Parceiros da Blue Sol.

mini curso marketing digital em vigor solar

Durante esse Minicurso de Marketing Digital, pude notar todo este entusiasmo e empolgação o que ESTES Integradores sentiam pelo Marketing Digital – principalmente saiba como uma ESTILO de alavancar seus negócios qual, em sua própria maioria, eram bem recentes.

Se você estava presente nesse Minicurso, com certeza deve se lembrar DE “Dicas Surpresa” que soltava em o evento, relacionadas ao marketing digital. (Coloque nos comentários se você estava presente)

Foi a partir daí que decidi escrever esse conteúdo sobre várias técnicas por Marketing Digital, de que podem executar a diferença de modo a você que está iniciando 1 negócio pelo setor fotovoltaico ou já atua no setor há algum tempo.

A ser assim, transformei as “Dicas Surpresa” nesse artigo sobre 7 dicas por marketing digital que todo profissional do setor solar deveria aplicar.

Vamos a elas!



#1 – Defina Demasiado Bem Quem é Sua própria Persona/Cliente
Sim, aquele velho conselho do “marketing tradicional” identicamente conjuntamente se aplica ao marketing digital voltado ao setor fotovoltaico. Não o sou nenhum tipo de vidente, mas aposto qual ao ler esse trecho do artigo você deve ter pensado: “Eu já sei quem é o Cliente!”. Se eu acertei, escreva nos comentários, por favor. Se eu errei, bastante bem! Você está pelo sentido certo.

A definição o da persona (qual nada Muito mais é do que este público alvo do seu Empreendimento) é uma estratfoigia básica para que você possa alcançar destemido Espécie de resultado satisfatório. Você deve pensar em saiba como seu cliente se comunica, quem são este os formadores por opinião este dele, quais os hobbies qual ele possui, se a linguagem dele é formal ou não este, quais são o seus principais problemas e uma outra série por infinidades Muito mais.

Uma outra dica é tentar segmentar seu público alvo, com base nesses 3 macro crité especialmenterios do segmentação o abaixo:



Segmentação este Geográfica
Em quais áreas seus clientes (ou futuros clientes) estão este localizados? Tente montar 1 mapa começando pelo país que eles estão este inseridos (no nosso caso este País do futebol), depois vá descendo de nível em Pormenores. Qual estado? Quais regiões es? Quais cidades? Quais bairros? Encontre essas respostas e você deterá uma ótima segmentação o geográTeimavive.



Segmentação o Demográfica
Nesse Genero do segmentação este, tente pensar em aspectos de que envolvam a idade, gênero, nível de renda, a profissão este de que exerce e a classe social do seu cliente alvo.

Uma ferramenta muito poderosa pelo mundo do marketing digital de que possibilita a extração este do alguns desses dados (e Destes geográficos também igualmente similarmente identicamente conjuntamente) é o Google Analytics. Utilizando essa ferramenta, você consegue tirar relatórios Acerca este público de que acessa este site da sua empresa solar fotovoltaica. Aprecie abaixo as informações es que são este possíveis de se conseguir nesses relatórios do Google Analytics:

informações es demográficas do analytics
Informações es demográficas do analytics
informações es geográficas do analytics
Informações es geográficas do analytics
Extrair essas informações es é uma tarefa amplamente simples, porém que muitos empreendedores do ramo fotovoltaico negligenciam. De modo a você poder extrair esse tipo por informação o do seu sitio (estou partindo do pressuposto qual você já tem o Google Analytics instalado no seu site, ok?), siga ESTES passos abaixo:

Acesse a plataforma do Google Analytics
Selecione a propriedade do seu site
Pelo menu lateral esquerdo, clique em “Público”
Depois clique em “Informações es Demográficas”
E por fim, em “Geográfico”
É possível, igualmente, que ao Procurar por esse Género por informação o você se depare utilizando a seguinte tela abaixo:

erro analytics

Se for o seu caso, nunca pense duas vezes, clique no botão este “Ativar” imediatamente. Ao ver tal tela, o Analytics está te dizendo qual você ainda não o configurou a ferramenta de modo a captar as informações es geográficas e demográficas, por isso, logo após ativar a opção este, a coleta por dados será iniciada e você poderá juntar Muito mais informações es de modo a a criação este da tua persona.



Segmentação o Psicográfica
Cá, nosso olhar deve se focar no visual de vida, valores e aspectos da personalidade do nosso cliente.

“Tudo natural, Victor, mas este que isso vai me ajudar pelo meu POR DIA a dia? E, para além disso, qual a relação o do visual de vida do o cliente utilizando o Marketing Digital?”

Muita calma nessa hora. Este mapeamento desses aspectos é primordial para que você consiga Leads cada vez Muito mais baratos. Vou te mostrar um exemplo prático por tais como é possível gerar 1 menor custo por lead ao possuir esse Género por informação o Derivado do o cliente.

Sabendo qual seu cliente possui 1 estilo por vida que se enquadra pelo grupo dos “Realizadores” (confira todos ESTES grupos do finesse do vida nesse link), você É possibilitado a produzir anúncios gráficos pelo Facebook de que remetam a imagem por sucesso no produção o e no âmbito familiar. A utilização este desse tipo do estratégia, se natural segmentada e bem aplicada, usando certeza irá trazer taxas por cliques (CTR) bastante superiores nos seus anúncios, o talvez possa ajudar a diminuir seu custo por lead.

Se você for como eu, uma pessoa de que gosta por ferramentas para ajudar na organização este das ideias, irei deixar mais tal dica cá para você: este gerador de personas. Usando essa incrível ferramenta, você consegue reunir Praticamente as informações es qual citei acima em 1 único lugar e, pelo final do processo, a ferramenta te gera um PDF qual representa sua persona.

Aprecie abaixo 1 exemplo de tais como é o PDF gerado:

gerador do persona





#2 – Descubra qual é este SEU melhor horário para Postagens
Uma dúvida demasiado comum por quem tem uma página de negócios, ou exatamente 1 perfil, em alguma rede social, tais como este Facebook, é A cerca de qual é O MAIS EFICAZ horário para as postagens. Ao lançar uma rápida pesquisada pelo Google, você consegue encontrar diversas variações es com ESTES melhores tempo da semana, melhores horários e momentos do POR DIA em qual há um pico do cliques ou alcance.

De modo a quem está começando, ou está há pouco tempo no Comércio (qual imagino ser o seu caso), esse Espécie de informação o utilizando certeza ajuda a ter 1 norte para se orientar, afinal, é melhor se basear em dados tais como esses do qual simplesmente sair fazendo AS SUAS publicações es na hora qual bem entender, certo?

Entretanto, gostaria do deixar uma dica cá A cerca de tais como você pode potencializar ainda Muito mais este alcance DE suas publicações es, tomando tais como base (olha qual beleza) o seu próprio Empreendimento e não este uma pesquisa com muitos MODOS e setores de negócios variados.

Tal dica é focada no Facebook como, nos dias do Este momento, é praticamente impossível qual seu negócio não este possua uma página dentro dessa rede social. Para poder ter tal análise detalhada dos melhores dias e horários do SEU Empreendimento, primeiro acesse a área administrativa da página da tua empresa no Facebook.

DICA BÔNUS: Se você é de 1 perfil ao invfois por uma página de modo a sua empresa, você deveria considerar produzir uma página, como assim é possível Administrar as diversas mé especialmentetricas que o Facebook disponibiliza Derivado do seu público (curtidores), alcance e engajamento.

Após acessar a área administrativa da tua página, na aba superior, clique em “Informações es”. Se você fez tudo certo, irá se deparar com um tela tais como tal:

facebook insights

Em seguida, no menu lateral esquerdo, clique em publicações es e pronto. É aí de que manter-seá a Saber que você procura. Usando uma interface bem simples e intuitiva, você consegue ter informações es específicas do seu negócio do vigor solar no Facebook.

Para descobrir qual é O MAIS PROVEITOSO horário e POR DIA para as publicações es, basta explorar o gráfico mostrado, passando este mouse por cima por cada dia da semanada e olhar pelo gráfico inferior onde ocorre este pico.



#3 – Como aumentar a qualidade seus Fins com Anúncios no Google Adwords
Google Adwords… essa é outra incrível ferramenta de que possibilita fazer anúncios no Google de que eu aposto qual você utiliza (ou já ouvir falar pelo menos) – se eu estiver errado, escreva nos comentários, por favor.

A dica de que irei disparar aqui para de que você consiga sentir melhoramentos seus resultados com anúncios na rede do pesquisa do Google é amplamente básica e, consequentemente, bastante elementar do aplicar: crie variações es Destes seus anúncios na rede por pesquisa!

Veja se concorda comigo: utilizando somente 1 anúncio, você não este deterá nenhuma base de comparação o de modo a saber se ele é um produto de um desempenho bom, regular ou Muito boa. Portanto, minha recomendação este para que você melhore seus efeitos usando ESTES anúncios da rede de pesquisa é o simples fato do você a todos os momentos testar, pelo mínimo, duas variações es por anúncios.

Outra dica de modo a escolher o anúncio vencedor é ficar sempre do olho em qual deles gerou Muito mais conclusões es por meta (gerar 1 lead ou uma venda, por exemplo), e igualmente qual deles tem uma taxa do cliques (CTR) Ainda mais elevada.

Nada é tão este bom que não o possa ser melhorado! Exatamente realizando esse teste e elegendo este anúncio campeão este, pause este perdedor e logo em seguida já crie uma outra variação este do seu anúncio vencedor. O importante aqui é ir sempre testando variações es para obter 1 anúncio superior ao anterior.



#4 – Usar Remarketing de modo a Captar seus Clientes
Saiba como 1 bom estudioso do universo de marketing digital, você já deve ter ouvido Debater desse tal do “Remarketing”. Caso tal mesmo que a primeira vez que você se depara com esse termo, nenhumas problemas.

De forma demasiado simples e objetiva, este remarketing nada Ainda mais é do que uma forma de atingir um determinado grupo do vizinhos/clientes/visitantes do seu sitio qual já tiveram destemido Genero de interação o com seu negócio. Para tornar tal explicação este Ainda mais concreta, vamos a 1 exemplo (qual também já é minha dica número #4).

Suponha que você criou o site da sua empresa do energia solar fotovoltaica há cerca do 4-seis meses e é de uma verba exclusiva de modo a ser utilizada em marketing digital. Pelo seu sitio, tais como em praticamente todos ESTES sites por vigor solar, há uma página por contato – qual é utilizada de modo a pedidos por orçamento. Irei chamar essa página de contato de www.site.com.br/contato.

Por inúmeros fatores (os quais não o irei citar aqui, pois é um tema que por si só rende um outro artigo), certos utilizadores acessam seu sitio, navegam dentro dele e….. vão este embora desprovido nunca pedir 1 orçamento. Tal é uma questão este extremamente complexa qual não este abordaremos por enquanto.

Voltando ao nosso exemplo, imagine este quão este legal seria se você conseguisse se comunicar utilizando essas vizinhos qual abandonaram seu sitio sem fazer um orçamento. Pois bem, isso é possível com o remarketing.

Existe a possibilidade de você criar uma “regra” dentro das ferramentas de anúncio (como o Facebook e Google Adwords) onde você Têm a possibilidade de estabelecer de que seu anúncio só irá aparecer para os usuários/futuros clientes de que acessaram a página www.site.usando.br/contato e não o chegaram na página www.site.usando.br/obrigado (de que, no meu exemplo, seria a página de confirmação o do orçamento enviado).

Ao adotar uma estratégia de segmentação o desse tipo é bastante importante que sua comunicação o igualmente reflita essa “regra”.

Nesse exemplo acima, seria bastante mais recomendado divulgar um anúncio com alguma frase como “Você chegou quase lá. Peça seu orçamento cá” do qual uma frase Ainda mais ampla saiba como “Economize Vigor Elé especialmentetrica utilizando 1 Sistema Fotovoltaico“.



#5 – Esteja Em algum momento por Olho na Concorrência… (Facebook)
Me diz aí… você ficaria feliz se pudesse disparar uma olhadinha nos dados por trás da página do seu concorrente pelo Facebook? Como é, eu similarmente identicamente conjuntamente! Pensando nisso, a fanpage karma criou uma ferramenta de que nos auxilia nesse aspecto.

E essa ferramenta é minha dica número #5 para você! Acessando a Fanpage Karma e fazendo cadastro na plataforma, você consegue inserir uma lista com os principais concorrentes que deseja monitorar dentro do Facebook.

A partir daí, a plataforma te mostra – precisamente na versão este grátis – marketing empresas de energia solar uma sé especialmenterie por dados Derivado do a Fan Page do seu concorrente. Aprecie abaixo este Espécie do informação o de que é possível extrair de uma conta gratuita:

fanpage karma

fan page karma

Reparece na incrível quantidade de dados qual é possível analisar. Com Debater de que, Assim sendo de que você clica em um tópico, ele abre uma nova série de fatores por análise. A regra cá é a liberdade: explore este máximo do informações es de que você conseguir e tente criar planos de ação o sobre ESTES pontos qual Ainda mais se destacaram.



#seis – Uma Ferramenta Grátis para Teste A/B na Sua Empresa Fotovoltaica
De forma simples, um teste A/B ou split test é 1 teste onde este tráfego do acesso de uma determinada página do seu site (Ex: www.seusite.com.br/contato) é dividido entre outra página (Ex: www.seusite.utilizando.br/contato-versao-2) em uma proporção este a ser definida, tais como por exemplo 50% do tráfego para a página A e 50% para a página B.

Ok, Victor, entendi este conceito, contudo por qual realizar isso? A resposta é demasiado parecida com a nossa discussão o na dica #3, como este Colossal objetivo do teste A/B é a Parecer por uma melhoria, que pode ser desde uma Taxa por Rejeição este (Bounce Rate) menor até 1 expressivo aumento na taxa do conversão o por uma Landing Page – saiba como sua própria página do orçamento, por exemplo.

Aqui na Blue Sol Energia solar, por exemplo, utilizando a metodologia de teste A/B, conseguimos aumentar em 15% a taxa por conversão este do uma do nossas páginas de captura de leads, este qual nos possibilitou gerar 7x Muito mais leads nenhumas precisar aumentar nosso investimento – tudo isso em um período por mal 21 tempo.

Gostaria de que eu falasse Muito mais profundamente A cerca de testes A/B em 1 próximo artigo? Deixe esse feedback de modo a mim cá nos comentários do artigo. Se existir esse interesse por muitas pessoas, irei detalhar mais esse tema em 1 próximo artigo.

Presentemente de que já expliquei, de forma muito simples e direta, este qual é o teste A/B e exemplifiquei – com um case real – ESTES efeitos de que essa té especialmentecnica proporciona, vamos Debater doravante da dica #6, que é Acerca uma ferramenta grátis de que realiza o split test.

Muitas pessoas não este sabem (você provavelmente), contudo este Google Analytics permite qual você realize testes A/B com nenhum custo. De modo a isso, entre na ferramenta, selecione a propriedade do seu site (tais como na dica #1) e, pelo menu esquerdo, clique no campo “Experiências”.

menu lateral google analytics

Na nova tela, pelo canto superior esquerdo, clique em “Criar experimento” de modo a lançar início as configurações es do seu próprio teste A/B. A partir daí, a própria interface do Analytics é natural intuitiva para qual você consiga rodar seu experimento, porém existe um cuidado qual gostaria do salientar cá.

Vamos tomar como base nosso precisamente exemplo da página do orçamento do seu sitio. Supondo de que você queira mudar tal página da água para o vinho, ou mesmo que, dispor todos os marketing empresas de energia solar elementos dela de maneira diferente, alterar nomes, quantidades do campos, cores e botões es, você deve deter em mente que esse é 1 movimento arriscado, que têm a oportunidade de trazer tanto um resultado positivo (melhora) quanto 1 resultado negativo.

Qual é a solução o então este?

A resposta para esse dilema é a porcentagem por tráfego de que será direcionada de modo a o teste. Pelo exemplo acima, tais como é uma mudança bastante grande, você pode trabalhar utilizando uma pequena porcentagem do tráfego de modo a a versão este nova da sua página do orçamento, jogando cerca por 5% a 15% do tráfego nela.

Usando isso, você garante qual, se a conversão o da nova página atingir 1 patamar menor do que você já possuía usando sua versão o original da página por orçamento solar, seus resultados não este ficarão este extremamente comprometidos, pois a elevado Parcela do tráfego continua indo para a versão o “normal”.

Em quadros onde o nível do mudança vai ser Ainda mais sutil, como a troca da cor do botão o pelo formulário de enviar este orçamento, você pode trabalhar usando a destinação este por uma porcentagem maior do tráfego, podendo alocá-lo na proporção o 60/quarenta ou até precisamente 50/50.

A grande vantagem do fazer 1 teste A/B na proporção o 50/50 é de que você obtém efeitos (não este necessariamente positivos) mais rápido. No caso do uma proporção este de tráfego 90/10, o tempo de modo a a obtenção este da conclusão o do teste Pode vir a ser muito maior se você tiver 1 volume baixo por visitantes.



#7 – Melhore o Tempo do Carregamento do Seu Sitio
Tal é a sétima e última dica A respeito de marketing digital qual irei apresentar nesse artigo e que você Têm a possibilidade de aplicar ao seu Empreendimento por energia solar. Espero de que você possua gostado DE outras seis dicas apresentadas até o instante.

Indo direto ao ponto, acredito qual você já sabe, ou pelo menos faz ideia, do qual todos ESTES MODELOS por arquivos que compões em um website tem tamanhos multiplos. Uma linha por texto, por exemplo, tem 1 tamanho amplamente menor do que arquivos de mídia (imagem, vídeo ou áudio) de que possam existir no seu sitio.

Dentre o universo de elementos de que compões em 1 sitio, minha dica é focada nas imagens. Imagens podem realizar muita diferença se você quer ter um sitio otimizado e rápido, qual ofereça uma boa experiência para ESTES utilizadores.

1 erro muito comum de que percebo em relação este aos novos sites de empresas do setor fotovoltaico é de que eles não este utilizam imagens otimizadas. Quando digo otimizadas, me refiro ao tamanho do arquivo por foto.

Pois natural, saiba como você está lendo esse artigo, utilizando certeza não o irá Muito mais cometer esse Genero por erro (ou permitir que o desenvolvedor do seu site este cometa). Minha dica consiste em usar tal ferramenta, este Compress JPEG, para otimizar suas imagens e tornar seu site Muito mais rápido de modo a carregar.

É importante frisar qual a otimização o do imagens é unicamente 1 dos aspectos que ajudam a aumentar a qualidade a velocidade do carregamento do sitio, contudo você deve colher bons frutos dessa prática. Realizando um paralelo com a energia solar fotovoltaica, vamos imaginar de que a velocidade do seu sitio mesmo que uma usina solar, composta por muitos módulos fotovoltaicos, e a otimização o de imagens seja um pequeno grupo do cfoilulas fotovoltaicas.

“Poxa, Victor, contudo então este não este compensa otimizar minhas imagens?!”

Eu sei que pode parecer meio estranho, mas vale a pena sim, e já te explico o por quê. Pense em um usuário de que pesquisou no seu celular por “vigor solar rio por janeiro” e se deparou com o site da sua própria empresa.

O usuário clica pelo resultado por pesquisa e seu sitio começa a carregar. Este visitante espera 2 segundos e as imagens do seu sitio ainda não o apareceram. Mais 3 segundos e nada das imagens aparecerem. Mais 5 segundos se passam…

E nada! A essa altura do campeonato, esse visitante de que estava com interesse em conhecer seu Empreendimento já clicou pelo botão este voltar, caiu na tela por fins do Google e clicou no site do seu concorrente, que carregou rapidamente.

A conclusão o é: invista na experiência do usuário dentro do seu site para de que esse Genero por situação este não este ocorra.

Report this page